terça-feira, 6 de maio de 2008

A relação intima entre sociedade e natureza.

Avaliação de Impactos Ambientais: Um Instrumento para a Sustentabilidade das Atividades Agropecuárias
Parte I – A relação intima entre sociedade e natureza.
Dentre as atividades humanas, as atividades agropecuárias destacam-se como uma das que mais relacionam intimamente sociedade e natureza (MMA, 2000).
Os impactos positivos da agropecuária como oferta de alimentos e produtos essenciais à vida humana, geração de empregos e fixação do homem no campo são evidentes e de grande importância para a sociedade. No entanto, a agropecuária se utiliza e/ou interfere nos recursos naturais podendo provocar impactos ambientais negativos, sendo considerada uma atividade potencialmente degradadora e/ou poluidora do meio ambiente (FERREIRA, 2000).
Nas últimas décadas, as alterações ambientais causadas pelas atividades agropecuárias se intensificaram devido às políticas agrícolas que consideravam apenas o aumento da produtividade, de competitividade e de lucro (PESSOA et al, 1997). A agricultura moderna é caracterizada como de capital intensivo, larga escala, sistema altamente mecanizado, incorporando técnicas de manejo de solo e melhoramento genético com cultivos de monocultura e uso extensivo de fertilizantes artificiais e pesticidas (SMITH & MacDONALD, 1998, FILIPPO, 2000).
A idéia de uma agricultura sustentável revela a insatisfação da sociedade com o modelo de agricultura moderna e indica o desejo por sistemas de produção que conservem os recursos naturais e que, ao mesmo tempo, forneçam produtos mais saudáveis, sem comprometer os níveis tecnológicos de segurança alimentar (MMA, 2000).
Ao mesmo tempo, as demandas para a produção de alimentos estão cada vez maiores, exercendo forte pressão sobre os recursos naturais. No Brasil, a demanda por alimentos, fibras, celulose e outras matérias-primas de origem agrícola ainda é crescente e deverá manter esta tendência no médio prazo. Para atender essa demanda crescente nesse novo século há duas alternativas: expansão da fronteira agropecuária ou aumento de produtividade nas áreas já utilizadas. Qualquer uma dessas alternativas pode acarretar impactos adversos ao meio ambiente. Para tentar reduzir ou evitar esses impactos é necessário adotar novas metodologias e conceitos baseados no paradigma da sustentabilidade (CAMPANHOLA JÚNIOR, L. 2001). Esse termo tem sido definido como um caráter essencial para um desenvolvimento que satisfaça as necessidades do presente, dentro do limite de capacidade suporte dos ecossistemas sem comprometer a satisfação das gerações futuras.
José Benedicto Mello
Amigo da Escola Dinorá e
Prof. Aposentado da UNESP

Nenhum comentário: